O PROCON estadual atende neste endereço somente os consumidores que não tem órgão de defesa do consumidor em sua cidade

PROCON - RS
RUA 07 DE SETEMBRO, 723 - BAIRRO CENTRO
PORTO ALEGRE - RS - CEP: 90010-190
Fone: 51- 3287-6200 - Atendimento: Das 10hs às 16hs

Notícias

Campanha pela regularização da meia entrada informa estudantes gaúchos sobre uso correto do benefício

A campanha para reforçar o direito dos estudantes à meia entrada na compra de ingressos para eventos artísticos, culturais e esportivos realizados no Rio Grande do Sul tem por objetivo informar à população sobre a obrigatoriedade da utilização da nova Carteira Nacional de Meia Entrada como documento oficial para a obtenção do benefício em estabelecimentos gaúchos. 

As novas carteiras que garantem o benefício da meia entrada podem ser confeccionadas nos postos de atendimento das entidades estudantis regionais e seguem a padronização nacional através de certificação digital. Anteriormente à nova norma, estudantes costumavam apresentar apenas o cartão do Transporte Integrado de Porto Alegre (TRI) ou o atestado de matrícula/freqüência emitido pelas instituições de ensino, para obter o desconto no valor de ingressos. Para o coordenador do Departamento de Políticas para a Juventude da SJDH, Ricardo Bassi, a campanha leva ao conhecimento dos estudantes, produtores e estabelecimentos a necessidade da apresentação da carteira específica evitando assim a frustração na hora da compra e fraudes.

O direito dos estudantes está previsto na regulamentação da lei federal n° 12.933/2013 e do Estatuto da Juventude, lei n° 12.852/2013, em decreto publicado no mês de dezembro de 2015. Na legislação está assegurado também que as produtoras reservem 40% dos ingressos à meia-entrada. No Rio Grande do Sul, lei semelhante garante o benefício desde 2014. 

Para a confecção é necessário preencher um formulário com os dados cadastrais e apresentar, em uma das unidades de atendimento das entidades estudantis ou pela internet, no site http://meiaentradaonline.com.br/, o comprovante de matrícula em uma instituição de ensino, cópias do RG e CPF, foto 3x4 e pagar uma taxa única de R$ 25. 

©2009 - 2010 | PROCON RS | Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela PROCERGS