O PROCON estadual atende neste endereço somente os consumidores que não tem órgão de defesa do consumidor em sua cidade

PROCON - RS
RUA 07 DE SETEMBRO, 723 - BAIRRO CENTRO
PORTO ALEGRE - RS - CEP: 90010-190
Fone: 51- 3287-6200 - Atendimento: Das 10hs às 16hs

Notícias

Procon disponibiliza dicas para uma boa compra no Dias das Crianças

 /

Outubro é o mês direcionado especialmente para as crianças. E com a chegada do feriado, o Procon RS disponibiliza algumas dicas voltadas aos pais para facilitarem na hora da compra dos presentes para os seus filhos.  Uma boa compra pode ser avaliada por uma pesquisa nos preços para ajudar a reduzir nos gastos desnecessários.

A internet se torna uma ferramenta essencial para análise dos valores, possibilitando o fácil acesso das informações contidas nos sites dos fornecedores. Os jornais e revistas também podem ser utilizados. Sempre mantendo o bom senso e exigindo a nota fiscal no momento de adquirir o produto.

Na compra de brinquedos, é sempre importante manter o cuidado na verificação na embalagem: a faixa etária sugerida, os dados do fabricante, as instruções de uso e de montagem, se contém o selo de segurança emitido pelo Inmetro–que aponta que o item foi fabricado de acordo com as normas técnicas vigentes e, principalmente, se o produto é original.

Para o Procon RS, a aquisição de produtos falsificados ou importados de maneira ilegal é extremamente arriscada, pois os produtos “piratas” não foram inspecionados ou testados de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e podem causar danos ao bem-estar da própria família.

Orientações adicionais:

As mercadorias que estão lacradas (brinquedos, CD’s, DVDs, celulares, e etc.) devem possuir uma amostra aberta na loja, para poderem ser avaliadas pelos clientes.

Em casos de problemas com os produtos, o Código de Defesa do Consumidor determina o prazo de 30 dias para reclamações sobre vícios aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir da constatação do problema. A possibilidade de troca de produto sem vício é uma escolha da loja. Portanto, sempre confirme se existe a opção da mercadoria ser trocada, caso o presente não tenha agradado quem recebeu.

Lembrando que o consumidor deve ficar sempre atento às campanhas de chamamentos de brinquedos (Recall), pois é a forma que o fornecedor vem a público informar que o produto apresenta riscos aos consumidores.

 

Por Ariel Freitas

©2009 - 2010 | PROCON RS | Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela PROCERGS