Dicas do ProconRS para compras no Dia da Criança
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O dia 12 de outubro, dia das crianças, está se aproximando e o PROCON/RS orienta antes da aquisição de qualquer produto para presentear seu (a) filho (a).
Para isso, é importante planejar e listar o que você deseja comprar. Avalie se o presente é realmente necessário e determine um valor máximo a ser gasto. Esse planejamento é fundamental para evitar o endividamento. Independente se o presente for um brinquedo ou uma roupa, o consumidor sempre deve ter os seguintes cuidados:
- Verifique a faixa etária indicada para o brinquedo, pois peças pequenas ou móveis podem não ser indicados;
- Confira se o produto possui o selo de identificação do Inmetro. Essa medida é a garantia de que o produto passou por testes de segurança e resistência;
- Informe-se sobre a garantia e as condições de troca;
- Nas compras pela internet, procure lojas conhecidas. Além disso, pesquise se o site é confiável e se há uma loja física, bem como se o produto é nacional ou estrangeiro, para que o consumidor possa exercitar seu direito de troca, ou arrependimento, no prazo de 7 dias;
- Produtos com problemas, dentro da garantia, devem ser encaminhados para a assistência técnica e o reparo deve ser feito em até 30 dias. Somente após esse prazo, caso o vício não tenha sido sanado, o consumidor pode exigir a troca, cancelamento do negócio ou restituição do valor pago com correção;
- Verifique as formas de pagamento. O cuidado deve ser redobrado quando o único meio de pagamento disponível for transferência bancária;
- Desconfie de ofertas milagrosas e preços de produtos muito abaixo do preço de mercado;
- Exija sempre a nota fiscal ou cupom fiscal para comprovar a relação de consumo e ter o direito às garantias do produto e/ou serviços como a substituição, a devolução do valor, o cumprimento à oferta, dentre outros.
O Diretor do PROCON/RS, Felipe Martini, além das dicas acima, orienta também que o consumidor verifique a procedência do produto e informações do fornecedor, caso seja necessária alguma troca ou devolução, bem como não adquirir produtos piratas, pois, além dos prejuízos de ordem financeira, também acarretam riscos à saúde do consumidor.
Denúncias, dúvidas e informações através do atendimento eletrônico:
https://procon.rs.gov.br/atendimento-ao-consumidor
Ou pelo fone (51) 3288.6200