Procon RS apresenta painel sobre nova plataforma de defesa do consumidor no South Summit Brazil
Publicação:
O Procon RS, departamento da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), apresentou, nesta quarta-feira (29), painel sobre a plataforma Procon RS Digital na 2ª edição do South Summit Brazil em Porto Alegre. Através do uso da tecnologia para intermediar acordos entre consumidores e fornecedores, o departamento se tornou pioneiro no Brasil ao utilizar esta plataforma internacional em um órgão publico no Brasil e almejar a padronização no RS em gestão de reclamações e conciliações. A partir das etapas do sistema, os cidadãos encontram um espaço que centraliza as reclamações e as soluções dos conflitos.
“O Procon RS Digital é uma plataforma inovadora que facilita encontrar a solução para os conflitos de consumo através da padronização das etapas que a reclamação de consumo deve passar”, apontou o diretor do Procon RS, Rainer Grigolo, durante a apresentação do painel. “É preciso entender que as empresas e os consumidores, na maioria das vezes, não têm o conhecimento jurídico para lidar com conflitos de consumo ou, quando possuem o conhecimento dos seus direitos, não sabem o caminho para firmar o acordo. É nesta parte que entra o Procon RS Digital, padronizando o atendimento e esclarecendo consumidores e fornecedores dos seus direitos e deveres nas relações de consumo”, explicou Grigolo.
No painel do South Summit, a diretora da empresa Cames, Maria Antonieta de Morais, ressaltou que as funcionalidades da plataforma, além do simples manuseio, cumprem o papel de viabilizar acordos sem a necessidade de medidas judiciais. “Dentre as qualidades que devemos destacar, é que as três etapas do sistema operacional do Procon RS Digital é de fácil entendimento. Isso favorece maior agilidade na solução de conflitos, evitando, na maioria dos casos, a necessidade dos consumidores entrarem com medidas judiciais“, assinalou Maria Antonieta.
De acordo com o superintendente de relacionamento com o cliente da Corsan, Marcos Jung, a adesão ao Procon RS Digital contribui para uma cultura empresarial que aprimora as relações de consumo. “Pode parecer estranho, mas a nossa empresa aprendeu e segue aprendendo bastante com as reclamações dos consumidores. Muitas vezes, nós gestores enxergamos os nossos negócios de uma forma diferente do olhar do cliente. Então, por meio da plataforma, as solicitações de acordo chegam e nos ajudam a aprimorar o nosso modelo de negócio, melhorando o nosso relacionamento com os consumidores”, relatou Jung.
Procon RS Digital
Viabilizado por meio de recursos do Programa Avançar RS, o Procon RS Digital está dentro da modernização incentivada pelo mapa estratégico do governo do Estado.
Atualmente, a plataforma do departamento da SJCDH está sendo utilizada por 410 dos 497 municípios no Rio Grande do Sul e conta com 18 empresas cadastradas. Dentre os fornecedores que aderiram à plataforma, estão as empresas Corsan, Claro, TIM, CEEE Equatorial, Samsung, Elevato, Magazine Luiza, entre outras.