Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

PROCON RS marca presença no South Summit Brasil

Publicação:

Ilustração em vermelho e cinza com as palavras South Summit Brasil, Porto Alegre
O South Summit Brasil chega ao RS com o objetivo de renovar e fortalecer a economia gaúcha
Por Arthur Mezacasa

Durante os dias 4, 5 e 6 de maio Porto Alegre está sendo movimentada por um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. O South Summit, realizado originalmente na Espanha, está em sua primeira edição internacional e desembarca no histórico Cais Mauá com uma programação envolvendo mais de 400 palestrantes em cinco palcos diferentes.

O PROCON RS aproveitou a oportunidade para acompanhar os debates envolvendo o consumidor que ocorrem no evento.

No primeiro dia de evento, no palco denominado Arena Stage, o diretor-executivo do PROCON RS, Rainer Grigolo, junto com a coordenadora de gestão estratégica, Bárbara Ramos, acompanharam o painel The Rise of the Conscious Consumer (A Ascensão do Consumidor Consciente, em português).

Conduzida por Felipe Villela, empreendedor do ramo de agricultura e sustentabilidade e especialista em agricultura regenerativa, a palestra contou com o convidado Christopher Gavigan, empresário estadunidense ligado a diversos negócios no ramo de saúde e sustentabilidade. Dentre os temas principais destacados por Gavigan estavam o respeito ao meio-ambiente e às relações interpessoais no consumo.

O convidado mencionou que a pandemia de Covid foi uma “pequena amostra dos desafios que a degradação do meio-ambiente nos trará no futuro” e ressaltou que a transparência sobre os processos fabris, ingredientes e relações de trabalho envolvidos na produção de um bem de consumo são peças essenciais para que se tenha uma economia sustentável. Segundo ele, a sua filosofia de negócio segue o princípio “healthy soil, healthy body, healthy planet” (solo saudável, corpo saudável, planeta saudável, em tradução livre).

Para Grigolo, comparecer neste tipo de evento “é gratificante, pois o movimento de inovação tecnológica impacta diretamente na economia e nas relações de consumo”.

A organização do South Summit Brasil é do Governo do Rio Grande do Sul, South Summit Espanha e da IE University, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre.

Confira algumas imagens:

Homem de cabelos escuros, barba e pele branca, usando blusão cinza e mulher de cabelos castanhos, pele clara, usando blazer preto com camisa branca posam em frente a pavilhão com o logotipo do Governo do Rio Grande do Sul.
Rainer Grigolo, diretor-executivo do PROCON RS, e Bárbara Ramos, coordenadora de gestão estratégica

três pessoas posam para foto em frente a um palco iluminado
Equipe do PROCON RS num dos pavilhões do Cais Mauá, local que abriga o South Summit Brasil.

PROCON RS