Procon RS orienta consumidores sobre Greve dos Correios
Publicação:
O PROCON/RS informa que diante da greve dos funcionários dos Correios, as empresas que enviam as cobranças por correspondência postal são obrigadas a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor (internet, fax, segunda via na sede da empresa, número do código de barras, depósito bancário entre outras).
Devem, ainda, divulgar amplamente as alternativas disponíveis. Em caso de ser negada ou cobrada a segunda via e outras formas de pagamento, o consumidor deve recorrer aos órgãos de defesa do consumidor.
Recomendamos aos consumidores que sabem a data de vencimento de suas contas a entrarem em contato com a empresa, para solicitarem outra opção para efetuar o pagamento, antes do vencimento, a fim de evitar a cobrança de eventuais encargos e cancelamentos.
Para aqueles que contrataram os serviços dos Correios e não foram prestados na forma contratada, cabe questionamento para eventual ressarcimento ou abatimento do valor pago. Não havendo solução, o contratante deve procurar um órgão de defesa do consumidor. Caso a questão envolva dano moral, é possível discutir a questão no Poder Judiciário.