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Dicas do Procon RS para o Dia dos Pais

Publicação:

Homem de costas com criança montada no pescoço
Dia dos Pais promete aquecer a economia, mas é preciso tomar alguns cuidados na compra de presentes
Por Arthur Mezacasa

O Dia dos Pais está chegando e promete aquecer a economia pelos próximos dias. O Procon RS separou algumas dicas para evitar problemas na hora de comprar um presente.

Pesquise e fique atento:

A primeira dica é pesquisar, já que os preços costumam variar de loja para loja. Se possível, visite mais de um estabelecimento ou site e compare os valores. Caso sua compra seja de produtos perecíveis - doces e bebidas costumam ser populares no Dia dos Pais - é importante verificar com atenção o prazo de validade. Se a sua opção de presente for um eletrônico, preste atenção na forma de uso do aparelho e, se a compra for em loja física, peça para testar o funcionamento do produto.

  • Para pesquisar valores, você pode utilizar o aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, que pode ser baixado gratuitamente em dispositivos Android e Apple.

Compras on-line:

Verifique a credibilidade da empresa, pesquise informações sobre a loja virtual e se a loja informa seu CNPJ e seus canais de contato, como endereço, telefone ou e-mail. Imprima ou salve em seu dispositivo as páginas que detalham a oferta do produto (preço, prazo de entrega etc.) e que confirmam a efetivação da compra. Tais registros são importantes para eventuais reclamações posteriores.

  • Sites como o Reclame Aqui reúnem opiniões de consumidores sobre diferentes fornecedores.
  • Informações de empresas e selos com certificados de qualidade de atendimento costumam ficar localizados no fundo da página.

Fuja do endividamento:

Pode parecer uma precaução óbvia, mas escolha um presente que se encaixe no seu orçamento. Nos últimos anos, com a ascensão dos celulares e tablets como opções de presente, é importante reforçar o cuidado para não comprometer excessivamente a renda mensal. Dê preferência por comprar à vista. Se precisar parcelar a compra, verifique se há a possibilidade de fazer o crediário sem cobrança de juros.

Atenção à política de trocas do estabelecimento:

A loja não é obrigada a trocar o produto se ele não apresentar defeito, nem mesmo quando se trata de um presente – no entanto, algumas empresas têm como política permitir este tipo de troca. Verifique essa possibilidade na loja que você comprou. O estabelecimento também pode fixar um período para isso (até alguns dias após a compra) e delimitá-la a determinados produtos, por exemplo.

Já em caso de defeito no produto, o consumidor tem até 90 dias após o recebimento do mesmo para solicitar os reparos decorrentes de vícios de produtos duráveis (eletrodomésticos, eletroeletrônicos, objetos em geral). O fornecedor tem até 30 dias para consertar o produto, sob pena de o consumidor poder exigir a restituição imediata da quantia paga.

Passado o prazo para conserto, e o mesmo não foi realizado, o cliente pode ainda escolher pela troca do produto por outro ou abatimento proporcional do preço em compra de outro produto.

Reclamações e denúncias:

Para registrar uma reclamação, o consumidor deve procurar o Procon do seu município de residência. A lista de Procons municipais pode ser conferida aqui. Caso a cidade não possua um Procon, a denúncia pode ser feita através do atendimento eletrônico do Procon RS.

É muito importante que o consumidor tenha consciência dos seus direitos. Esperamos que aproveite as dicas e estamos à disposição para o combate de práticas abusivas. Feliz Dia dos Pais!

PROCON RS