Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Início do conteúdo

Em cinco meses, Menor Preço Nota Gaúcha supera 1,4 milhão de pesquisas

Publicação:

A gasolina é o produto mais pesquisado, seguido pelo leite e pela cerveja - Foto: Divulgação / Sefaz
A gasolina é o produto mais pesquisado, seguido pelo leite e pela cerveja - Foto: Divulgação / Sefaz - Foto: Ascom

Lançado em março pelo governo do Estado, o aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha superou a marca de 1,4 milhão de pesquisas realizadas e 48 milhões de itens retornados como resultado. O aplicativo permite que os usuários encontrem o menor preço de um produto em mais de 300 mil estabelecimentos credenciados no Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), sendo uma ferramenta simples e ágil para proporcionar economia ao cidadão no momento de fazer as compras.

Por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), as informações são atualizadas em tempo real toda vez que um estabelecimento realiza uma venda a varejo com indicação do CPF. Mais de 346 milhões de NFC-e alimentaram o banco de dados do aplicativo até o momento.

A gasolina (10.956 pesquisas) é, com folga, o produto mais pesquisado, seguido pelo leite (7.647 pesquisas) e cerveja (7.089 pesquisas). Desenvolvido pela Receita Estadual e Procergs, o aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS.

Top 10 Itens Pesquisados

Gasolina – 10.956 pesquisas 
Leite – 7.674  
Cerveja – 7.089  
Leite Integral – 4.950 
Marca de Cerveja – 4.812 
Picanha – 3.848
Arroz – 3.846
Tomate – 2.548
Marca de Refrigerante – 2.472
Cimento – 2.142

• Total de pesquisas: 1,4 milhão
• Total de itens pesquisados: 48,1 milhões
• Quantidade de NFC-e que alimentaram os preços: 346,2 milhões

Menor Preço Brasil

O sucesso do Menor Preço Nota Gaúcha e o pioneirismo do Rio Grande do Sul na Sefaz Virtual, ambiente no qual a estrutura gaúcha realiza o processamento e a autorização de documentos fiscais eletrônicos para 22 Estados brasileiros, está proporcionando o surgimento de uma versão nacional do aplicativo, o Menor Preço Brasil.

Trata-se de uma solução de abrangência nacional do Menor Preço, apresentada recentemente no Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT), ocorrido em Manaus. A iniciativa está em fase piloto e já processa as notas de Alagoas, Roraima, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro, com um total de mais de 491 milhões de NFC-e processadas.

Objetivos do Menor Preço Nota Gaúcha

A iniciativa fortalece ainda mais o NFG, que já conta com mais de 1,7 milhão de cidadãos cadastrados, garante benefícios aos consumidores e contribui para o aumento da arrecadação do RS, estimulando também a emissão de notas fiscais. 

Como funciona o Menor Preço Nota Gaúcha?

• Baixe o Aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, disponível nas plataformas Android e iOS. Para a utilização dos serviços, é necessário o cadastro no programa NFG, que pode ser feito por qualquer cidadão que possua um CPF;
• Informe o produto que você deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras;
• Filtre os resultados pelo raio máximo de distância da sua localização e pela data que o preço foi praticado e encontre os menores preços mais próximos de você. 

Texto: Ascom Sefaz/Receita Estadual
Edição: Secom

PROCON RS