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Procon RS participa de encontro nacional do consumidor

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Os Procons Estaduais e do Distrito Federal reuniram-se para compreender as principais frentes trabalhadas em 2023. - Foto: Isaac Amorim/MJSP
Por Wagner Meirelles / Ascom SJCDH

O Procon RS, departamento vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), participou da 1ª reunião de 2023 da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em Brasília, nesta sexta-feira (27). O evento teve como objetivo compreender as principais frentes trabalhadas pelos Procons Estaduais e do Distrito Federal.

Na reunião, o Procon RS apresentou as iniciativas desenvolvidas pela entidade, como a modernização do atendimento à população através da plataforma de mediação de conflitos entre fornecedores e consumidores, o Procon RS Digital. A entidade também divulgou o projeto Balcão do Consumidor, uma parceria que iniciou com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e já conta com diversas universidades colaboradoras. O foco deste projeto é trabalhar com os estudantes o conceito de mediação nas relações de consumo e ampliar o atendimento e benefícios ao consumidor.

A partir da apresentação dos projetos desenvolvidos em solo gaúcho, o departamento da SJCDH defendeu a necessidade de um projeto nacional na defesa do consumidor, tendo atenção à atuação dos Procons Municipais e às condições de fomento na criação de novas unidades de atendimento. O Procon RS também solicitou à Senacon aperfeiçoamentos pontuais no sistema nacional ProConsumidor.

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Hoje, ocorreu a primeira reunião da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em 2023 - Foto: Isaac Amorim/MJSP


De acordo com o diretor do Procon RS, Rainer Grigolo, a primeira reunião do ano com a Senacon foi produtiva para a avaliação das necessidades nacionais e estaduais na defesa dos consumidores. “É importante a existência do diálogo e do compartilhamento de experiências para podermos identificar quais pautas são comuns entre os Procons Estaduais”, aponta. “A diversidade de experiências da realidade brasileira é o que favorece o constante aprimoramento do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Então, foi uma reunião produtiva em que o principal beneficiado será o cidadão brasileiro e, em meu Estado, o consumidor gaúcho”, destaca o diretor.

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